Deusa Samú

psicóloga     

    Você é um pai ou mãe "gigante"? >>>>

 

 

            “Eu pude ver longe porque estava de pé nos ombros de gigantes”. (Isaac Newton)

 

            Certamente esse célebre cientista se referia aos seus professores, orientadores...

            Eu, com alguns anos de experiência, prefiro acreditar que ele falava dos seus pais. Sim, são esses “gigantes” que nos mostram o mundo e que nos fornecem, diariamente, modelos de como vivermos nele.

            Estamos nos aproximando das eleições, época propícia p/ falarmos de mentira. Quem não imagina seu filho prefeito, deputado, senador...A pergunta é: o que nós pais “gigantes” temos feito p/ isso? Sim, porque certamente os políticos mentirosos, num belo dia da sua infância, vivenciaram uma situação c/ seus pais, do tipo: tocou o telefone, a criança foi atender e os pais “gigantes” pediram p/ que ela dissesse que eles não se encontravam.

            Provavelmente, eles não eram tão gigantes assim porque faltaram na aula onde se aprende que os primeiros anos de vida são decisivos na formação da personalidade. Se forem espíritas então, a coisa complica mais: segundo os pressupostos dessa Doutrina, é à partir dos sete anos que o Espírito inicia o grande despertar p/ a atual encarnação.Portanto, a maneira como os pais, enquanto figura de referência, resolvem os problemas do cotidiano, formará uma estrutura básica do caráter dos seus filhos. Eis o ponto de partida, que será o esteio de todo desenvolvimento futuro.

            É, seria interessante refletirmos, afinal “gigante” faz escola e mentiroso também!!

 

 

Obs.: A título de reforço: Dê uma lida na pergunta 208 do “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec. Em seguida, consulte qualquer publicação do grande psicólogo suíço J. Piaget.

 

Deusa M. Samú

 

 
    O que é orgasmo? >>>>

 

 

Este caso não ocorreu no meu consultório, ouvi de um colega em um dos últimos Congressos que participei. Ele nos contou que um colega chegou em casa e o filho de 6 anos, Téo, o questionou: “Pai, o que é orgasmo?” O pai procurou imediatamente o olhar da sua parceira, a mãe de Téo, que completou: “Eu já falei para ele que quando a gente está fora de casa e sente uma forte dor de barriga, chega e corre para o banheiro, aquele alívio é orgasmo.  Mas ele ainda continua perguntando. Ah, além também do espirro...”

O pai de Téo realmente não sabia como responder e foi sincero, explicando ao menino que ia pensar, pesquisar melhor e quando tivesse uma explicação daria.

 

No final de semana a família passeava na praia, após andarem cerca de 2 km, Téo reclamava que queria voltar, pois estava muito cansado. O pai resolveu ceder às reclamações do filho e retornou. Ao saírem do elevador, Téo correu, entrou em casa correndo desavisado em direção à geladeira, serviu-se com um copo de água que ingeriu de um gole só e ao término fez um som de alívio: ahhhhh!!! E o pai imediatamente sem perder àquilo que seria o “timing” gritou: “filho isto é orgasmo!” É leitor, na verdade, não sabemos tudo.

 

É fato! Mesmo detendo o rótulo de educadores, nos vemos frequentemente um tanto perdidos em achar respostas e colocações adequadas para determinadas questões.

 

Agora é a sua vez! Responda-me: o que é orgasmo?

Deusa M. Samú

 

 
    O que é sexo? >>>>

 

 

Paulo, um empresário de 42 anos, chegou em casa e foi abordado logo à porta pela esposa aflita que, sussurrando lhe disse: “ O Júnior chegou da escola hoje me perguntando sobre “aquilo”, eu o distraí até agora porque espero que você, como homem, fale com ele sobre isso. Estou me sentindo totalmente deslocada. Não via a hora de você chegar! Vá logo e trate de esclarecer essa conversa com ele”...

            Paulo, sabiamente chamou Júnior, seu filho de 7 anos, encaminhando-o para o escritório e envolvendo-o com o braço. Após acomodarem-se, se dirigiu ao filho dizendo mais ou menos assim: “você chegou da escola hoje e perguntou para sua mãe o que era sexo? Por quê?

            Júnior, com um semblante totalmente natural e descompromissado, sem titubear, disparou: “é para preencher a ficha da natação pai. Eu perguntei para mamis o que era sexo para eu saber o quê escrever lá!”

            Bem, caros leitores, mais uma vez é possível confirmarmos a necessidade de contextualizarmos sempre as questões que nos são trazidas pelos nossos rebentos. A propósito: o que é sexo?

Deusa M. Samú

 

 

  © Dra. Deusa Samú

|fale conosco|

                  BSW