Dra. Beatriz Amélia Costa

 

 

 

Psicóloga Clínica, com formação jungiana, psicoterapeuta de casais, formada há 25 anos.

Universidade Paulista UNIP (SP) – Formação em Psicologia.

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais.

Curso de Cromoterapia Aplicada, com Fátima Castro.

Psicoterapia Breve, Sedes Sapientiae (1 ano).

Psicoterapia Cognitivo Comportamental, CETCC (2 anos).

Psicoterapia Familiar e de Casais, Sedes Sapientiae (1 ano).

 

E-mail: bia.cardoso.11@hotmail.com

Cel e Whatsapp (11) 96708-8207

 

 

 

Ser Psicóloga

 

Ouvir, acima de tudo pôr em prática a escuta ativa, observar as expressões, respeitá-las e ter o dom de resgatar de forma empática o melhor que temos para: cuidar, compreender, fortalecer, aliviar e ajudar.

É um ofício muito sério!

Sinto esta profissão de muita responsabilidade e também privilegiada, à medida que nossos pacientes nos confiam suas angustias e seus segredos mais íntimos.

Através de nosso olhar e de nossas sutis palavras somos facilitadores, para que olhem para dentro de si mesmos, e rumem em direçao ao autoconhecimento, a novos caminhos, sensações, realizações, libertações, e até mesmo a uma nova vida mais feliz.

Quando “levamos“ a pessoa ao autoconhecimento estamos  “conduzindo-os”  ao controle de suas vidas, a serem indivíduos mais inteiros, onde consciente e inconsciente se relacionam continuamente, buscando o equilíbrio psíquico e um maior nivel de autonomia, indivisíbilidade, e atingindo assim a individuação, fazendo aqui referência ao mestre Carl Gustav Jung.

 

 

 

O que é terapia de casal

 

Esta terapia começou a ser mais utilizada na área da TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) na década de 80.

A terapia de casal, busca contribuir com a resolução de conflitos, e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo as expectativas de cada um, e o que fazer para alinhá-las.

Estudos na área de TCC mostram que a comunicação parece ser um dos principais estressores, que levam ao desgaste do casamento, e a procura por terapia, sendo que a falta de comunicação pode relacionar-se a outros problemas como os referentes à sexualidade.

Naturalmente existem expectativas projetadas no companheiro, porém nem sempre são exemplificadas ou até mesmo esclarecidas ao cônjuge; até que as mesmas não sejam realizadas e/ou atendidas. Como resultado dessa frustação o casal pode se deparar com momentos de descontentamento, raiva, fragilidade e distanciamento tanto no seu dia a dia em convivência, quanto em seus momentos de intimidade.

O psicólogo atua intermediando as partes, dinamizando o diálogo e a visão de mundo de ambos, que por vezes estão sob o efeito de fortes emoções, interferindo no discernimento, não conseguindo tomar decisões e/ou modificar antigos padrões.

Além do foco na reestruturação de cognições disfuncionais com a utilização de instrumentos como o registro diário de pensamentos, o treino da comunicação é um dos elementos mais importantes no decurso da terapia.

Porém, o objetivo da terapia de casal não é eliminar por completo os problemas, mas munir os cônjuges de recursos e ferramentas para que eles possam gerenciar seus conflitos no âmbito do casal, até que estes se tornem menos relevantes, por vezes dissolvidos, promovendo a saúde emocional e relacionamentos mais saudáveis.

 

 

 

 

  © Dra. Deusa Samú  

                  BSW